segunda-feira, 20 de abril de 2015

Próxima Etapa...
montagem das Seções

Ainda faltam terminar 4 peças laminadas, neste feriado planejo laminar o último Pé de Caverna e a 2a.Etapa de Laminação dos Vaus da Seção 4.0 (dupla) para terminar a Etapa Peças Laminadas... 

  • #189 - Vau do Convés 4.0
  • #190 - Vau do Convés 4.0 (dupla)
  • #191 - Pé de Caverna 9.0
  • #192 - Pé de Caverna 4.0 (faltou uma)

QUINZE Meses de trabalho para concluir 192 peças (nas horas vagas... e, sempre ajustando com horas de convívio com a família, esposa e amigos).

Minha experiência em laminação de peças era nenhuma, apenas conhecia teoricamente, lendo livros e conversando com amigos que já passaram por essa etapa na fabricação de seus veleiros.

Semana passada trouxe um carregamento de madeira (cedro rosa) para continuar a execução das peças que faltavam e também iniciar o preparo dos Reforços 25x25 e 25x50 (mm).

0,7 metros cúbicos...
já tenho ripas para Vaus que faltam, reforços e alguns strips
oficina pequena tem disso...
quebra cabeça na hora de armazenar material para trabalhar
consegui mais uma vez...
acondicionar o material no estoque sem atrapalhar muito

Aproveitei e trouxe um pouco de material para fazer alguns strips e testa-los na tupia para os formatos côncavo e convexo.

Para início da montagem das Seções preciso comprar algumas placas de Compensado Naval... tentei compra-las há 2 semanas, mas fiquei assustado com a qualidade e com o preço (em um ano esses preços aumentaram mais de 50%).

Enquanto isso, todo tempo livre que sobra aproveito para estudar cada uma das seções... e, olhando meu croqui 3D facilita muito a visão espacial e leitura dos desenhos.


14 seções à Vante: 0.0, 0.5, 1.0,... 6.0 e 6.5
seguem da Proa para a Popa
aproveitei os desenhos em escala 1:10 das Seções
recortei chapas de MDF (4 mm) e montei-as em um picadeiro
todas as Seções alinhadas... olhando pelo convés
listar os itens e peças para fabricar
7 seções à Ré: 10.0, 9.5, 9.0,... 7.5 e 7.0
identificar as conexões longitudinais dos ambientes
entrada do veleiro, cockpit e outros detalhes
Listas de peças... lista de dúvidas e esclarecimentos com o Luis Gouveia... lista de ideias para fabricação... listas e listas. É assim que vivo intensamente o início de uma nova etapa.

São tantos detalhes... e, várias vezes me esqueço de alguns deles na hora de fabricar as peças... me obrigando a refazer alguns processos (montar o mesmo gabarito mais de uma vez, isso me aconteceu quando me esqueci que a Seção 4.0 era dupla).

Vivendo e aprendendo... 

Elaborei para cada Seção uma Lista de Peças para a Montagem, como se fosse um Check-List, garantindo metodologia e nestes tempos... não esquecer de detalhes já estudados.


uma lista de peças e comentários de execução...
para ajudar a não esquecer do que já estudei

Agora... mãos à obra!