quarta-feira, 20 de julho de 2016

Seção 5.0 - Salão Social
... iniciando uma nova Seção

Iniciando a montagem da Seção 5.0
11ª.Seção: chegando à metade das Seções

Construindo o Salão Social: 

  • o salão do barco consiste em um amplo sofá em U pelo lado de bombordo, circundando uma mesa de refeições ampla o suficiente para que cinco pessoas possam fazer uma refeição confortavelmente, contrapondo-se pelo lado de boreste a um confortável sofá
  • existe uma profusão de armários e estantes por trás dos encostos dos sofás, com espaço de sobra para livros e um monitor de televisão
Salão Social - imagem do projeto
Esse croqui facilita a localização dessa Seção no Veleiro... tenho caminhado devagar na montagem das Seções, mas aos poucos vou avançando e já estou na metade das Seções... metade do Veleiro.


em vermelho: Seção 5.0
em vermelho: Seção 5.0
Seção 5.0: no centro do Salão Social

Verifiquei todas as medidas já marcadas na Mesa de Trabalho, tracei nova cota do Sheer e fiz o traçado da curva do Vau do Convés, para posiciona-los.

Posicionando todas as peças e ajustando-as no comprimento. E, à medida que ia fazendo isso foram surgindo algumas dúvidas construtivas, que achei já estarem sanadas há longa data.

Diante dessas dúvidas, fiz alguns croquis e enviei um e-mail ao Luis Gouveia da Roberto Barros Yacht Design, que sempre tem sido muito gentil, solicito e claro em dar o suporte necessário.

Esta seção tem uma característica diferente das que fiz até agora. Ela tem Vaus de Convés duplos, mas apenas um jogo de Cavernas. E, o posicionamento dos Fusis de Força apoiados nos seus Reforços. E é justamente isso que fiquei em dúvida...

Vaus do Convés (duplos), Reforço do Fusil
Fusil de Força de Chapa de Inox 12 mm
Vista de Perfil: Chapa e Contra-Chapa do Fusil de Força
Dúvidas esclarecidas, mas infelizmente acho que algumas peças saíram errado e preciso rever alguns conceitos da construção. E, a validação desses detalhes ao visualizar as imagens renderizadas do projeto.

Esta Seção fica posicionada bem no centro do Salão Social e suporta os Fusis de Força, um a BB (bombordo) e outro a BE (boreste).

Inventário das Peças

  • Retirei as peças do Estoque (entre parêntesis a data que essas peças foram construídas... uma longa história):



#28 Caverna BB (31-VII-2014)
#29 Caverna BE (31-VII-2014)
#168 Vau da Cabine 1 (17-II-2015)
#169 Vau da Cabine 2 (17-II-2015)
#126 Mão Francesa BB/1 (05-I-2015)
#127 Mão Francesa BE/1 (05-I-2015)
#128 Mão Francesa BB/2 (05-I-2015)
#129 Mão Francesa BE/2 (05-I-2015)
#84 Lateral da Cabine BB/1 (27-XII-2014)
#85 Lateral da Cabine BE/1 (27-XII-2014)
#86 Lateral da Cabine BB/2 (27-XII-2014)
#87 Lateral da Cabine BE/2 (27-XII-2014)
#74 Vau do Convés BB/1 (07-XII-2014)
#75 Vau do Convés BE/1 (07-XII-2014)
#77 Vau do Convés BB/2 (07-XII-2014)
#79 Vau do Convés BE/2 (14-XII-2014)
peças selecionadas
mesa com medidas conferidas
... mãos à obra, Seção 5.0 à vista!!!

Preparo das Peças e Montagem da Seção 5.0:

Traçado da Curva do Vau do Convés 

  • Esse traçado é necessário para o correto posicionamento dos dois Vaus do Convés (um de BB e outro de BE).



Traçado da Curva do Vau do Convés
Definição das Medidas para a Curva
Transferindo as Medidas para o desenvolvimento da Curva
Posicionando o Vau do Convés BB
Vaus do Convés à BB e à BE posicionados na Curva Traçada

Posicionamento do Vau da Cabine 

  • Precisei de uma Mesa adicional, essa é a primeira Seção com o Vau da Cabine conectado aos Vaus do Convés através de Laterais da Cabine.



Vau da Cabine e Laterais da Cabine posicionados
verificando o posicionamento das Laterais da Cabine
cotas do posicionamento do Vau da Cabine
garantindo as dimensões corretas do Vau da Cabine
Vau da Cabine posicionado e fixado
... agora há ajustes e encaixes pra fazer

Encaixe no Vau da Cabine 

  • Medidas aferidas, traçado o encaixe no Vau... o maior desafio é trabalhar essa peça de mais de 2 metros na Bancada da Serra Circular. 
  • Há outras formas de fazer encaixes, mas eu escolhi esse método.



Vau da Cabine fixado na Bancada da Serra Circular
... iniciando os cortes para o encaixe
cortes feitos utilizando a movimentação da Fresa
retirando o excesso
Encaixe pronto...

Encaixe nos Vaus do Convés 

  • Recortei essas peças no comprimento justo para o encaixe com as Laterais da Cabine. Esse encaixe é mais detalhado, pois coincide com a passagem das Escoas, que são aquelas 4 Ripas de 25x45 mm ao longo de toda a Cabine, que serão modeladas no Picadeiro.



2 encaixes: com a Lateral da Cabine e com as Escoas
Encaixe pronto do Vau do Convés à BB (bombordo)
Encaixe pronto do Vau do Convés à BE (boreste)

Encaixe nas Laterais da Cabine 

  • Agora é o trabalho de garantir que a outra parte se encaixe o melhor possível nas peças que já tem seus encaixes prontos. Ir e vir várias vezes da Bancada da Serra Circular até a Mesa de Trabalho conferir antes dos cortes finais, pra não ter surpresas.



copiando as medidas e marcando os encaixes
Cortes na Serra Circular
tirando o excesso de material
2 Encaixes: com o Vau do Convés e com as Escoas
ajustando as Escoas (modelo)
Encaixes prontos
testando o Encaixe das Escoas
arredondando na Lixa de Fita o canto entre essas 2 peças
Lateral da Cabina à BB encaixada
com os Vaus do Convés e da Cabine 

Encaixe da Intersecção do Teto com a Lateral da Cabine 

  • Semelhante às Escoas, temos uma Ripa de 20 x 80 mm que conecta longitudinalmente o Vau da Cabine com a Lateral da Cabine. 
  • Depois, que fiz o primeiro encaixe, percebi que havia errado no corte... com isso, decidi reforçar um pouco mais essa Ripa, assim não preciso ficar remendando algumas falhas pelo caminho. 
  • No caso do Gabí, farei essas Ripas de 20 x 100 mm.



Recorte para o Encaixe da Intersecção
aqui com 20 x 80 mm, mas errei na inclinação
Erro na Inclinação: acompanhei a curva do Vau
Inclinação correta: um dos lados perpendicular
... mas, vai ficar mais reforçado: 20 x 100 mm

Próximos Passos:

  • Acabamento Arredondado com Tupia nas peças
  • Lixamento das peças (#80, #100, #120 e #150)
  • Colagem em Duas Partes
    • Colagem das Cavernas, Pé de Caverna e Vaus do Convés
    • Colagem do Vau da Cabine e Laterais da Cabine
  • Recorte das Peças de Compensado
  • Colagem das Peças de Compensado
  • Reforço dos Fusis de Força
  • Reforços da Mobília
  • Colagem dos Reforços dos Fusis e da Mobília
  • Colagem do Vau do Convés (duplo)
  • Impregnação de Epóxi
  • Retirada da Oficina
  • Colagem final da Cabine à Seção no Galpão