domingo, 17 de fevereiro de 2019

Sargentos Especiais...
... para construção da Sobrequilha

As surpresas da próxima Etapa...

Cada nova etapa é uma nova construção, um novo aprendizado... é aprender algo novo para desenvolver.

E não foi diferente quando me deparei com a construção da Sobrequilha (ou Quilha).

Era uma "engenharia" que ainda não estava presente no meu dia-a-dia e percebi rapidamente enquanto preparava as primeiras ripas e as posicionei sobre as cavernas o tamanho da dificuldade que teria pelo caminho.

Hora de parar e construir ferramentas para tornar a tarefa possível, não menos difícil e trabalhosa... mas, possível de ser executada.

Projetei alguns Sargentos Especiais me aproveitando das ideias que vi nas fotos que o Dorival me mostrou gentilmente e professoralmente durante boas horas de mentoria... mentoria especial e muito bem-vinda, ser mentoriado por quem já passou por todas essas etapas e saiu vitorioso com sua obra prima o Veleiro Luthier, é mesmo um grande presente e privilégio.

Valeu Dorival, muitíssimo obrigado!!!


Construção dos Sargentos Especiais

Ripas cortadas: aproveitei as ripas das balizas para preparar as peças para esses Sargentos. Planejei construir 30 Sargentos, então seriam 120 ripas com 700 mm.

ripas de pinus tratado
(material das balizas)

Montagem das Mandíbulas: na oficina preparei dispositivo para a montagem das Mandíbulas... com o Pinador e Cola rapidamente as Mandíbulas foram construídas.

dispositibo para colagem dos separadores

mandíbulas coladas e pinadas

detalhe da caixa com os separadores
(restos de mdf de 6 mm)


Montagem dos Sargentos: precisei preparar os parafusos a partir dos fusos de 3 metros... foram 60 parafusos com 200 mm (que suportariam a fixação de 2 a 6 camadas), além das 120 porcas 3/8", 120 arruelas 3/8" e 120 arruelas de 1".

sargentos especiais montados

estoque de sargentos especiais

sargentos especiais armazenados

Testes antes de começar a Sobrequilha: primeiros testes antes de fixar as primeiras ripas da 1a.Camada.

testes de fixação
(ainda sem o strech)

detalhe do sargento por baixo da sobrequilha

Strech em uma das Mandíbulas: foi necessário enrolar Strech em uma das Mandíbulas (a que ficaria em contato com a Camada a ser colada e fixada) para garantir a durabilidade dos Sargentos e não ter dificuldades com os excessos de Massa de Colagem que escapam quando as Ripas são fixadas.

scretch em uma das mandíbulas

Sargentos trabalhando: cada etapa de fixação das Camadas da Sobrequilha, onde eram fixadas 5 ou 6 ripas com comprimentos variados entre 3,5 a 6 metros, utilizei cerca de 3 Sargentos por vão entre as Seções, garantindo uma boa colagem.

três sargentos por vão

cista da fixação dos sargentos por baixo

tropa alinhada e trabalhando durante 24 horas

detalhe da fixação dos sargentos

detalhe da fixação dos sargentos

Esses Sargentos se comportaram muito bem, foram semanas a fio trabalhando nessa etapa até colar cerca de 100 ripas e construir a Sobrequilha com peso calculado em 250 kg... além dos 15 kg de Massa de Colagem.

Ufa!... satisfação e quase esgotamento físico. Ainda falta muito trabalho a ser executado... mas, olhando e contemplando o Gabí, também vejo que já ficaram para trás mais de mil horas trabalhadas e muito suadas... mas, com o sabor da reconstrução da minha vida e das memórias que luto para jamais esquecê-las!


domingo, 3 de fevereiro de 2019

Virada...
... prototipando um sonho!

Um grande projeto... A VIRADA!

Há muitas etapas na construção de um veleiro... e cada uma delas é sonhada, gestada e sofre um sem-número de modificações enquanto vamos buscando a melhor solução.

A VIRADA... é uma das etapas mais significativas nesse processo. Há várias alternativas e possibilidades: algumas são mais fáceis, outras mais ousadas; algumas mais simples, outras mais complexas; algumas viáveis e outras não são viáveis pelas limitações financeiras ou limitações de espaço.

Já vi muitos vídeos de outros construtores... escolhi uma das opções que me parecem viáveis, relativamente mais baratas e "visualmente" mais fáceis.

Essa opção foi executada na Virada do Veleiro Caprichoso... vi muitas e muitas vezes esse vídeo para garantir que conseguiria entender, construir e executar a Virada do Gabí.

Decidi fazer um protótipo para avaliar e estudar como eu poderia construir esse dispositivo e tornar viável essa etapa.

Espero virar o casco em 2020... 

... será um grande evento! Aguardem!

... bora sonhar!

... e, trabalhar muito no fechamento do casco. 

Afinal, são quase 3.000 metros de Strips para serem colados na Estrutura do Gabí.

estrutura da roda para a virada

roda a ser fixada na seção 2.5
(3,5 metros da Proa)

roda a ser fixada na seção 9.0
(2,5 metros da Popa)

lista de material para as duas rodas

detalhe da montagem da roda na seção 2.5

detalhe da montagem da roda na seção 9.0

detalhe da seção 6.0
(garantindo que o casco todo fique dentro das rodas)