Cabo Horn 40

Na página da Roberto Barros Yacht Design temos muitos detalhes do projeto CABO HORN 40 escolhido para ser o Veleiro Gabí...

Veja alguns desses detalhes:
Esse projeto se enquadra na classificação de veleiro de alto mar categoria A conforme as normas de estabilidade para veleiros monocasco da Comunidade Europeia (STIX). Com uma estrutura superdimensionada, e uma relação deslocamento/lastro bastante favorável, o projeto levou em conta uma utilização fora dos padrões convencionais, o que tornou o modelo um veleiro adequado para realizar expedições de qualquer tipo.




Salão social: O salão do barco consiste em um amplo sofá em U pelo lado de bombordo, circundando uma mesa de refeições ampla o suficiente para que cinco pessoas possam fazer uma refeição confortavelmente, contrapondo-se pelo lado de boreste a um confortável sofá. Existe uma profusão de armários e estantes por trás dos encostos dos sofás, com espaço de sobra para livros e um monitor de televisão.




Cozinha: O compartimento da cozinha com bancadas no formato de “U” fica localizada imediatamente à ré da dinete. Ela é a mais completa cozinha que conseguimos imaginar para ser instalada em um veleiro de 40 pés. No fundo do “U” fica instalado o fogão de quatro bocas com forno, munido de suspensão “Cardin”, cerca e prendedores de panelas, permitindo que quem esteja operando ali, fique separado do trânsito da entrada da cabine sem correr riscos de se queimar com respingos das panelas. Tudo fica ao alcance de um braço para quem esteja exercendo essa função a bordo.




Estação de navegação e comando interno: Esse compartimento é a mais completa estação de pilotagem, navegação e rádio que se possa encontrar em um veleiro de quarenta pés. A bancada do segundo comando, se este for instalado, fica virada para a proa, na frente de uma poltrona telescópica. Um monitor multifuncional, ou monitores separados, podem ser instalados sobre ela, assim como o controle do motor auxiliar e outros instrumentos. A mesa onde se pode fazer navegação tradicional com cartas náuticas, fica à boreste do assento do piloto. Ela é uma boa estação de trabalho para se usar um note book, ou operar o rádio de bordo, sendo bem separada do tráfego de pessoas na cabine.




Suite de popa: Um dos pontos altos do projeto é a cabine de casal em suíte localizada à ré da entrada da cabine pelo lado de boreste. Com a adoção de uma ponte entre o cockpit e a entrada principal da cabine, o pé direito no corredor que liga o hall de entrada ao banheiro exclusivo tem um pé direito de 1.83m, o que é muito bom para uma cabine de popa. Outro detalhe muito conveniente é o acesso lateral à cama de casal por um piso entre a cama e o costado.



Cabine de proa: Essa cabine com dois beliches em V, facilmente conversíveis para cama de casal, possui um pé direito de 1.90m no hall de entrada. Um armário de roupas e um gaveteiro permite que duas pessoas ocupem esse camarote com muito conforto.




Mastreação e velas: O Cabo Horn 40 é um sloop com o estai de proa indo até o topo do maestro. A armação possui dois pares de cruzeta e um par de brandais inferiores de cada lado. Essa configuração é simples e confiável, especialmente em mau tempo. Tanto a mastreação quanto o estaiamento são conservativamente calculados de modo a transmitir uma incomparável sensação de segurança. O plano vélico é projetado para cruzeiro sendo a área total de 70.4m², um valor moderado para que o barco seja fácil de ser conduzido com tripulação reduzida, principalmente quando navegando com ventos fortes. Para bom desempenho quando velejando com vento de proa a genoa máxima possui um overlap de 135% o que proporciona boa performance em vento fraco.

Quilha e leme: A quilha bulbosa de ferro fundido do Cabo Horn 40 é relativamente rasa para um barco desse porte (o calado é de 1.85m), o que é muito apreciado em cruzeiro por permitir chegar a lugares onde as profundidades forem menores. O leme superdimensionado em área e em estrutura proporciona um controle soberbo mesmo nas piores condições.



Construção: Projetado com a filosofia de segurança do tipo cinto e suspensório, o Cabo Horn 40 é construído em madeira moldada sobre vinte e duas cavernas laminadas, ainda sendo aplicadas duas camadas de tecido de fibra de vidro impregnadas com resina epóxi externamente. Duas anteparas estanques criam três compartimentos, em que um deles sendo alagado, o barco ainda permanece flutuando. A adoção de madeira como material construtivo, contanto que essa madeira tenha certificado como sendo plantada, representa uma boa alternativa para a preservação do meio ambiente, uma vez que a celulose retida nas células da madeira significa carbono retirado da atmosfera. Alternativamente o barco pode ser construído em sanduíche de fibra de vidro com espuma de PVC, ou em laminado maciço de fibra de vidro

4 comentários:

olá, bom saber que você também segue pelo caminho...