11ª.Seção: chegando à metade das Seções
Construindo o Salão Social:
- o salão do barco consiste em um amplo sofá em U pelo lado de bombordo, circundando uma mesa de refeições ampla o suficiente para que cinco pessoas possam fazer uma refeição confortavelmente, contrapondo-se pelo lado de boreste a um confortável sofá
- existe uma profusão de armários e estantes por trás dos encostos dos sofás, com espaço de sobra para livros e um monitor de televisão
Salão Social - imagem do projeto |
em vermelho: Seção 5.0 |
em vermelho: Seção 5.0 |
Seção 5.0: no centro do Salão Social |
Verifiquei todas as medidas já marcadas na Mesa de Trabalho, tracei nova cota do Sheer e fiz o traçado da curva do Vau do Convés, para posiciona-los.
Posicionando todas as peças e ajustando-as no comprimento. E, à medida que ia fazendo isso foram surgindo algumas dúvidas construtivas, que achei já estarem sanadas há longa data.
Diante dessas dúvidas, fiz alguns croquis e enviei um e-mail ao Luis Gouveia da Roberto Barros Yacht Design, que sempre tem sido muito gentil, solicito e claro em dar o suporte necessário.
Esta seção tem uma característica diferente das que fiz até agora. Ela tem Vaus de Convés duplos, mas apenas um jogo de Cavernas. E, o posicionamento dos Fusis de Força apoiados nos seus Reforços. E é justamente isso que fiquei em dúvida...
Vaus do Convés (duplos), Reforço do Fusil Fusil de Força de Chapa de Inox 12 mm |
Vista de Perfil: Chapa e Contra-Chapa do Fusil de Força |
Esta Seção fica posicionada bem no centro do Salão Social e suporta os Fusis de Força, um a BB (bombordo) e outro a BE (boreste).
Inventário das Peças
- Retirei as peças do Estoque (entre parêntesis a data que essas peças foram construídas... uma longa história):
#28 Caverna BB (31-VII-2014) #29 Caverna BE (31-VII-2014) |
#168 Vau da Cabine 1 (17-II-2015) #169 Vau da Cabine 2 (17-II-2015) |
#126 Mão Francesa BB/1 (05-I-2015) #127 Mão Francesa BE/1 (05-I-2015) #128 Mão Francesa BB/2 (05-I-2015) #129 Mão Francesa BE/2 (05-I-2015) |
#84 Lateral da Cabine BB/1 (27-XII-2014) #85 Lateral da Cabine BE/1 (27-XII-2014) #86 Lateral da Cabine BB/2 (27-XII-2014) #87 Lateral da Cabine BE/2 (27-XII-2014) |
#74 Vau do Convés BB/1 (07-XII-2014) #75 Vau do Convés BE/1 (07-XII-2014) #77 Vau do Convés BB/2 (07-XII-2014) #79 Vau do Convés BE/2 (14-XII-2014) |
peças selecionadas mesa com medidas conferidas ... mãos à obra, Seção 5.0 à vista!!! |
Traçado da Curva do Vau do Convés
- Esse traçado é necessário para o correto posicionamento dos dois Vaus do Convés (um de BB e outro de BE).
Traçado da Curva do Vau do Convés |
Definição das Medidas para a Curva |
Transferindo as Medidas para o desenvolvimento da Curva |
Posicionando o Vau do Convés BB |
Vaus do Convés à BB e à BE posicionados na Curva Traçada |
Posicionamento do Vau da Cabine
- Precisei de uma Mesa adicional, essa é a primeira Seção com o Vau da Cabine conectado aos Vaus do Convés através de Laterais da Cabine.
Vau da Cabine e Laterais da Cabine posicionados |
verificando o posicionamento das Laterais da Cabine |
cotas do posicionamento do Vau da Cabine |
garantindo as dimensões corretas do Vau da Cabine |
Vau da Cabine posicionado e fixado ... agora há ajustes e encaixes pra fazer |
Encaixe no Vau da Cabine
- Medidas aferidas, traçado o encaixe no Vau... o maior desafio é trabalhar essa peça de mais de 2 metros na Bancada da Serra Circular.
- Há outras formas de fazer encaixes, mas eu escolhi esse método.
Vau da Cabine fixado na Bancada da Serra Circular ... iniciando os cortes para o encaixe |
cortes feitos utilizando a movimentação da Fresa |
retirando o excesso |
Encaixe pronto... |
Encaixe nos Vaus do Convés
- Recortei essas peças no comprimento justo para o encaixe com as Laterais da Cabine. Esse encaixe é mais detalhado, pois coincide com a passagem das Escoas, que são aquelas 4 Ripas de 25x45 mm ao longo de toda a Cabine, que serão modeladas no Picadeiro.
2 encaixes: com a Lateral da Cabine e com as Escoas |
Encaixe pronto do Vau do Convés à BB (bombordo) |
Encaixe pronto do Vau do Convés à BE (boreste) |
- Agora é o trabalho de garantir que a outra parte se encaixe o melhor possível nas peças que já tem seus encaixes prontos. Ir e vir várias vezes da Bancada da Serra Circular até a Mesa de Trabalho conferir antes dos cortes finais, pra não ter surpresas.
copiando as medidas e marcando os encaixes |
Cortes na Serra Circular |
tirando o excesso de material |
2 Encaixes: com o Vau do Convés e com as Escoas |
ajustando as Escoas (modelo) |
Encaixes prontos |
testando o Encaixe das Escoas |
arredondando na Lixa de Fita o canto entre essas 2 peças |
Lateral da Cabina à BB encaixada com os Vaus do Convés e da Cabine |
Encaixe da Intersecção do Teto com a Lateral da Cabine
- Semelhante às Escoas, temos uma Ripa de 20 x 80 mm que conecta longitudinalmente o Vau da Cabine com a Lateral da Cabine.
- Depois, que fiz o primeiro encaixe, percebi que havia errado no corte... com isso, decidi reforçar um pouco mais essa Ripa, assim não preciso ficar remendando algumas falhas pelo caminho.
- No caso do Gabí, farei essas Ripas de 20 x 100 mm.
Recorte para o Encaixe da Intersecção aqui com 20 x 80 mm, mas errei na inclinação |
Erro na Inclinação: acompanhei a curva do Vau |
Inclinação correta: um dos lados perpendicular ... mas, vai ficar mais reforçado: 20 x 100 mm |
Próximos Passos:
- Acabamento Arredondado com Tupia nas peças
- Lixamento das peças (#80, #100, #120 e #150)
- Colagem em Duas Partes
- Colagem das Cavernas, Pé de Caverna e Vaus do Convés
- Colagem do Vau da Cabine e Laterais da Cabine
- Recorte das Peças de Compensado
- Colagem das Peças de Compensado
- Reforço dos Fusis de Força
- Reforços da Mobília
- Colagem dos Reforços dos Fusis e da Mobília
- Colagem do Vau do Convés (duplo)
- Impregnação de Epóxi
- Retirada da Oficina
- Colagem final da Cabine à Seção no Galpão
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olá, bom saber que você também segue pelo caminho...