Mais uma Seção sem Laterais da Cabine
Relato de 9 semanas de trabalho na Seção 6.0 (apenas alguns sábados e domingos):
- Peças do Estoque
- o início de uma nova Seção sempre é uma experiência muito especial... é hora de dar uma olhada nas Seções que já estão prontas e olhar também para as Seções que ainda faltam...
- e, neste momento já terminei 12 Seções, estou começando a 13a.Seção e agora restam apenas 8 Seções para completar as 22 Seções...
- são peças que laminei há quase 3 anos... o tempo passa muito rapidamente
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pé de caverna, vaus do convés e mãos francesas |
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caverna BB e caverna BE |
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vau da cabine em 2015... 21 meses depois que a Gabí se foi para o Eterno |
- Preparo das Peças de apoio (lateral cabine)
- esta Seção também tem Laterais da Cabine provisórias que serão substituídas no picadeiro durante a laminação com Chapas de Compensado das Laterais da Cabine
- seguindo o que aprendi nas Seções anteriores, sigo rapidamente no preparo dessas peças, furação de apoio para os parafusos que conectam o Vau da Cabine com os Vaus do Convés
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revisando as medidas... para posicionamento dos Vaus do Convés e da Cabine |
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laterais da cabine provisórias |
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ajuste entre vau da cabine e lateral provisória da cabine |
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ajuste da lateral provisória da cabine |
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furação para fixação provisória de parafusos |
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lateral BE provisória fixada com parafuso no vau do convés |
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lateral BB provisória fixada com parafuso no vau do convés |
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laterais provisórios fixadas entre os vaus |
- Ajuste das Peças e Encaixes
- recortar as peças nas medidas corretas, ajustar os comprimentos dos Vaus do Convés e das Cavernas para o posicionamento correto do Sheer
- fazer os encaixes das Escoas, fazer o encaixe da Mediana, ajustar os comprimentos da Caverna para o posicionamento da Sobrequilha
- fresar a passagem de água de fuga e ajustar o Pé de Caverna e as Mãos Francesas
- o Sheer, a Sobrequilha, as Escoas e a Mediana são laminadas no Picadeiro depois que todas as 22 Seções já estiverem bem posicionadas... essas peças são as "vigas" que travam toda a estrutura
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modelo da mediana ajustado no vau da cabine |
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ajuste do vau do convés e da caverna para o Sheer BE |
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ajuste do vau do convés e da caverna para o Sheer BB |
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ajuste da Mão Francesa BB |
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ajuste do pé de caverna nas cavernas BB e BE |
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fazendo o encaixe das escoas |
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encaixe da mediana no vau da cabine |
- Lixamento das Peças
- lixas com 4 granas para garantir um bom acabamento em todas as peças (#80, #100, #120 e #150)
- acabamento com Tupia no Vau da Cabine antes de fixar nas Laterais Provisórias da Cabine
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acabamento no vau da cabine com tupia |
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lixamento do vau da cabine |
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lixamento das cavernas BB e BE |
- Montagem e Colagem da Estrutura
- peças ajustadas, lixadas e prontas para a montagem da Estrutura
- fixação com Sargentos Bengala, medições finais
- preparo da Massa de Colagem, Strecht para proteção das peças na Mesa de Trabalho
- colagem
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fixação e colagem do pé de caverna na caverna |
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fixação e colagem do pé de caverna na caverna |
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fixação da mão francesa entre a caverna BB e o vau do convés BB |
- Desenho dos Moldes das Anteparas
- já testei vários processos para preparo execução das Anteparas e à cada Seção sigo aprimorando esse processo
- parece uma oficina de costura, com papel rústico de embrulho traço as peças para serem cortadas nas Chapas de Compensado Naval
- defini executar 3 Anteparas que comporão esta Seção, assim facilitando a colagem entre as Anteparas
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ajustando dimensões na mesa de trabalho para os moldes das anteparas |
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papel de embrulho cinza para os moldes das anteparas |
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ajustando e recortando os moldes |
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moldes das anteparas prontos (peça única) será dividida em 3 anteparas |
- Corte das Anteparas em 2 Chapas
- utilizei as Serras Tico-Tico e Circular para recortar as 3 Anteparas
- utilizei 2 Chapas de Compensado Naval de 15 mm, pois as Anteparas são mais reforçadas pra garantir a Estrutura do Veleiro
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preparando mesa provisória para corte da chapa de compensado |
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traçado de 2 anteparas sobre a chapa de compensado |
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corte com serra tico-tico da antepara |
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corte com serra tico-tico da antepara |
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traçado copiando o molde da antepara |
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ajuste fina das anteparas sobre a estrutura |
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recorte dos vãos para apoio das mãos na antepara |
- Lixamento das Anteparas
- gastei 4,5 horas lixando essas Anteparas, sempre com as 4 granas (#80, #100, #120 e #150) nas 2 faces
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lixamento da antepara |
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lixamento da antepara |
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lixamento da antepara |
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lixamento da antepara |
- Montagem e Colagem das Anteparas
- tive muita dificuldade para colar as Anteparas nas Seções anteriores, nesta Seção decidi alterar o processo...
- e, ficou muito mais fácil para passar a Massa e também para fixar a Estrutura sobre as Anteparas que estavam pré-fixadas na Mesa de Trabalho
- na melhoria do processo, utilizei o mesmo princípio que os pintores utilizam para evitar uma limpeza posterior...
- utilizei fita crepe para contornar a Estrutura, demarcando a área para passar a Massa de Colagem e evitar que sobra dessa Massa precise ser retirada depois de seca
- ... foi um sucesso
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fixação da antepara BE na mesa de trabalho sob a estrutura |
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fixação da antepara BB na mesa de trabalho sob a estrutura |
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3 anteparas fixadas na mesa de trabalho |
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ajustes finais para a colagem da estrutura nas anteparas |
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melhorando o processo evitando limpezas após colagem utilizei fita crepe para sinalizar área de colagem |
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levantando a estrutura para aplicação da massa de colagem |
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estrutura suspensa para aplicação da massa de colagem |
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aplicação da massa de colagem limitadas pela fita crepe |
- Traçado da Linha d'Água e dos Reforços
- enquanto as Anteparas estão sendo coladas (tempo de cura da Massa de Colagem) aproveito o tempo pra traçar as linhas dos Reforços...
- mas, antes traço a Linha d'Água (DWL) que ajuda no posicionamento correto de cada uma das linhas dos Reforços (horizontais e verticais),
- para traçar a DWL utilizei 2 preguinhos e barbante para buscar novamente o traçado sobre as Anteparas e aproveitei a Linha de Centro na Mesa de Trabalho, pois as Anteparas não ficaram em cima dessa linha
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ajustes do barbante no posicionamento da DWL (linha d'água) |
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linha d'água traçada nas anteparas com apoio de barbante |
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linha d'água traçada nas anteparas com apoio de barbante |
- Preparo dos Reforços lado Salão Social
- hoje me lembrei de um dia que o Fábio Guzzo esteve comigo na Oficina... ele me ajudou muito lixando ripas para os Reforços... e, com isso ganhei muito tempo no preparo e recorte dos Reforços desta Seção
- são 15 Reforços de vários tamanhos diferentes na face do Salão Social, Reforços para os Tanques de Água (400 litros) e Diesel (350 litros), Sofá, Armários e Piso
- #288 Reforço Vertical Armário BB – 550 mm
- #289 Reforço Vertical Armário BE – 550 mm
- #290 Reforço Base Armário BB – 650 mm
- #291 Reforço Base Armário BE – 650 mm
- #292 Reforço Encosto BB – 550 mm
- #293 Reforço Encosto BE – 550 mm
- #294 Reforço Assento Sofá BB – 1540 mm
- #295 Reforço Assento Sofá BE – 990 mm
- #296 Reforço Frontal Sofá BB – 700 mm
- #297 Reforço Frontal Sofá BE – 60 mm
- #298 Suporte Piso (ao pirografar vi o erro) – 860 mm
- #299 Reforço Superior BB Tanque Diesel 350 litros – 1380 mm
- #300 Reforço Frontal BB Tanque Diesel 350 litros – 660 mm
- #301 Reforço Superior BE Tanque Água 400 litros – 920 mm
- #302 Reforço Frontal BE Tanque Água 400 litros – 580 mm
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ripas lixadas pelo Fábio Guzzo - grande ajuda!!! |
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#288 Reforço Vertical Armário BB |
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#289 Reforço Vertical Armário BE |
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#290 Reforço Base Armário BB |
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#291 Reforço Base Armário BE |
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#292 Reforço Encosto BB |
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#293 Reforço Encosto BE |
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#294 Reforço Assento Sofá BB |
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#295 Reforço Assento Sofá BE |
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#296 Reforço Frontal Sofá BB |
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#297 Reforço Frontal Sofá BE |
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#298 Suporte Piso (ao pirografar vi o erro) ... deveria ser "reforço" |
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#299 Reforço Superior BB Tanque Diesel 350 litros |
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#300 Reforço Frontal BB Tanque Diesel 350 litros |
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#301 Reforço Superior BE Tanque Água 400 litros |
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#302 Reforço Frontal BE Tanque Água 400 litros |
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reforços da mobília e tanque do lado BB |
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reforços da mobília e tanque do lado BE |
Ainda faltam mais algumas etapas para terminar esta Seção:
- Colagem dos Reforços
- Impregnação com Resina Epóxi
- Viragem da Seção
- Preparo dos Reforços da Sala de Comando
- Preparo dos Reforços da Cozinha
- Colagem dos Reforços
- Impregnação com Resina Epóxi
- Retirada da Oficina para o Picadeiro
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olá, bom saber que você também segue pelo caminho...