Mais uma Seção que não tem Laterais da Cabine
A última Seção que construí (6.5) foi a maior Seção na largura... e, agora esta Seção (7.0) e as próximas até a Popa (Seção 10.5 - TRANSOM) vão diminuindo na largura.
O comprimento de fora-a-fora (maior Seção, Seção Mestra) é denominado Boca Máxima (Beam) e é a maior largura do barco. No Gabí a Boca Máxima é de 4,08 metros.
- Peças do Estoque
- retirando as peças do Estoque: Cavernas BB e BE, Pé de Caverna, Mãos Francesas BB e BE, Vau da Cabine e Vaus do Convés BB e BE
- esse é sempre um momento de reflexão nessa caminhada, olhando para as datas marcadas com ferro em brasa vou me lembrando das emoções que também estão gravadas a fogo em uma alma que esperança, mas sente sempre as dores dessa caminhada
- #042 - Pé de Caverna - set/2014
- #052 - Caverna BB - out/2014
- #053 - Caverna BE - out/2014
- #070 - Vau do Convés BB - dez/2014
- #071 - Vau do Convés BE - dez/2014
- #136 - Mão Francesa BB - jan/2015
- #137 - Mão Francesa BE - jan/2015
- #181 - Vau da Cabine - mar/2015
- Ajuste das Peças: antes do ajuste dessas peças, todas as marcações das cotas dessa Seção precisaram ser transferidas para a Mesa de Trabalho
- depois o ajuste fino das Cavernas BB e BE, uma sobre a outra e tocando os pontos das cotas marcadas na mesa... não esquecendo dos strips que deslocam as peças da curva hidráulica.
- e, na sequência o ajuste do Pé da Caverna e das Mãos Francesas
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cavernas BB e BE sendo ajustadas à curva hidráulica |
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ajuste do pé de caverna às cavernas BB e BE |
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ajuste do pé de caverna às cavernas BB e BE |
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ajuste da mão francesa à caverna e ao vau do convés |
- Fabricação das Laterais Provisórias da Cabine: desta vez caprichei nas marcações das furações para não correr o risco de falhas durante essas furações... e, ficou muito bom.
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fabricação e ajuste dos furos para os parafusos provisórios |
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fabricação e ajuste dos furos para os parafusos provisórios |
- Colagem da Estrutura da Seção: tomei todo o cuidado com os ajustes dos encaixes do Sheer, das Mãos Francesas, do Pé de Caverna...
- e, me esqueci de ajustar o encaixe da Sobrequilha: tive que retrabalhar o Pé de Caverna depois que estava colado na estrutura
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colagem do pé de caverna às cavernas |
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identificado a falha no processo (faltou ajustar o encaixe da sobrequilha) |
- sempre é possível corrigir ou completar uma etapa "esquecida" pelo caminho, mas com certeza com muito mais trabalho que se tivesse feito na sequência correta
- com a Serra Circular e a Multicortadeira nem foi tão difícil assim completar esses ajustes necessários para a posterior laminação da Sobrequilha
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ajuste com régua guia e serra circular |
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detalhe do corte com a serra circular |
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detalhe do corte com a multicortadeira |
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encaixe da sobrequilha recortado |
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encaixe da sobrequilha pronto... com um pouco mais de trabalho |
- Moldes das Anteparas: com o molde em papel de embrulho fiz o molde das 6 anteparas e as recortei com Serra Circular (linhas retas) e Serra Tico-Tico (linhas curvas) em Chapa de Compensado Naval de 10mm
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moldes das anteparas antes do recorte com a serra tico-tico |
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moldes das anteparas antes do recorte com a serra tico-tico |
... e, as férias de JULHO terminaram. Preciso me contentar com as poucas horas que me sobram para continuar a construção desta e das próximas Seções.
... e, ainda faltam as seguintes etapas para terminar a Seção 7.0:
- Lixamento e Colagem das Anteparas
- Fabricação e Colagem dos Reforços
- Aplicação da Resina Epóxi
- Transporte da Oficina para o Estaleiro
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olá, bom saber que você também segue pelo caminho...