segunda-feira, 31 de julho de 2017

Seção 7.0 - Ainda entre a Cozinha e a Mesa de Comando

Mais uma Seção que não tem Laterais da Cabine

A última Seção que construí (6.5) foi a maior Seção na largura... e, agora esta Seção (7.0) e as próximas até a Popa (Seção 10.5 - TRANSOM) vão diminuindo na largura.

O comprimento de fora-a-fora (maior Seção, Seção Mestra) é denominado Boca Máxima (Beam) e é a maior largura do barco. No Gabí a Boca Máxima é de 4,08 metros. 
  • Peças do Estoque
    • retirando as peças do Estoque: Cavernas BB e BE, Pé de Caverna, Mãos Francesas BB e BE, Vau da Cabine e Vaus do Convés BB e BE
    • esse é sempre um momento de reflexão nessa caminhada, olhando para as datas marcadas com ferro em brasa vou me lembrando das emoções que também estão gravadas a fogo em uma alma que esperança, mas sente sempre as dores dessa caminhada
    • #042 - Pé de Caverna - set/2014
    • #052 - Caverna BB - out/2014
    • #053 - Caverna BE - out/2014
    • #070 - Vau do Convés BB - dez/2014
    • #071 - Vau do Convés BE - dez/2014
    • #136 - Mão Francesa BB - jan/2015
    • #137 - Mão Francesa BE - jan/2015
    • #181 - Vau da Cabine - mar/2015
  • Ajuste das Peças: antes do ajuste dessas peças, todas as marcações das cotas dessa Seção precisaram ser transferidas para a Mesa de Trabalho
    • depois o ajuste fino das Cavernas BB e BE, uma sobre a outra e tocando os pontos das cotas marcadas na mesa... não esquecendo dos strips que deslocam as peças da curva hidráulica.
    • e, na sequência o ajuste do Pé da Caverna e das Mãos Francesas
cavernas BB e BE sendo ajustadas à curva hidráulica

ajuste do pé de caverna às cavernas BB e BE

ajuste do pé de caverna às cavernas BB e BE

ajuste da mão francesa à caverna e ao vau do convés

  • Fabricação das Laterais Provisórias da Cabine: desta vez caprichei nas marcações das furações para não correr o risco de falhas durante essas furações... e, ficou muito bom.
fabricação e ajuste dos furos para os parafusos provisórios

fabricação e ajuste dos furos para os parafusos provisórios
  • Colagem da Estrutura da Seção: tomei todo o cuidado com os ajustes dos encaixes do Sheer, das Mãos Francesas, do Pé de Caverna...
  • e, me esqueci de ajustar o encaixe da Sobrequilha: tive que retrabalhar o Pé de Caverna depois que estava colado na estrutura
colagem do pé de caverna às cavernas

identificado a falha no processo (faltou ajustar o encaixe da sobrequilha)
  • sempre é possível corrigir ou completar uma etapa "esquecida" pelo caminho, mas com certeza com muito mais trabalho que se tivesse feito na sequência correta
  • com a Serra Circular e a Multicortadeira nem foi tão difícil assim completar esses ajustes necessários para a posterior laminação da Sobrequilha
ajuste com régua guia e serra circular

detalhe do corte com a serra circular

detalhe do corte com a multicortadeira

encaixe da sobrequilha recortado

encaixe da sobrequilha pronto... com um pouco mais de trabalho

  • Moldes das Anteparas: com o molde em papel de embrulho fiz o molde das 6 anteparas e as recortei com Serra Circular (linhas retas) e Serra Tico-Tico (linhas curvas) em Chapa de Compensado Naval de 10mm
moldes das anteparas antes do recorte com a serra tico-tico

moldes das anteparas antes do recorte com a serra tico-tico


... e, as férias de JULHO terminaram. Preciso me contentar com as poucas horas que me sobram para continuar a construção desta e das próximas Seções. 

... e, ainda faltam as seguintes etapas para terminar a Seção 7.0:
  • Lixamento e Colagem das Anteparas
  • Fabricação e Colagem dos Reforços
  • Aplicação da Resina Epóxi
  • Transporte da Oficina para o Estaleiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

olá, bom saber que você também segue pelo caminho...