quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Seção 8.5 - Seção Espelho do Cockpit

Avançando para a Popa...

Lixamento das Peças antes da Montagem da Seção: ultimamente tenho lixado as peças no Estaleiro (Galpão onde já está instalado o Picadeiro e aproveito para armazenar as Seções que estão prontas).
  • #58 Caverna BB
  • #59 Caverna BE
  • #94 Lateral da Cabine BB
  • #95 Lateral da Cabine BE
  • #158 Vau do Cockpit
  • #164 Pé de Caverna
  • #96 Lateral do Cockpit BB
  • #97 Lateral do Cockpit BE
  • #186 Vau do Convés BB
  • #187 Vau do Convés BE
  • #184 Vau da Cabine
  • #185 Vau do Convés Centro
lixamento das peças laminadas

lixamento das laterais da Caverna

lixamento da face interna da Caverna

peças laminadas da Seção lixadas
... agora ajustá-las e montá-las
Posicionamento das Cavernas: tenho posicionado as 2 Cavernas juntas sobre as cotas do traçado hidráulico, isso garante uma boa simetria entre elas e facilita bastante o posicionamento na Mesa de Trabalho.
detalhe do ajuste das Cavernas sobre as cotas na Mesa

ajustando as Cavernas às cotas

Cavernas ajustadas, marcadas e simetricamente posicionadas
Execução dos Encaixes: há vários encaixes para serem executados nesta Seção... encaixes dos Vaus do Convés com o Vau do Cockpit, das Laterais do Cockpit com a Base do Cockpit e também com a Estrutura do Espelho, além das Medianas, das Escoas, Sheers.
encaixes no vau do convés (incluindo as escoas)

detalhe da execução do encaixe no vau do convés

encaixe da Mediana

detalhe do encaixe antes da finalização

encaixes do Vau do Cockpit com a Lateral do Cockpit

detalhe do encaixe da Lateral da Cabine, Vau do Convés
e detalhe do encaixe das Escoas
Ajuste do Pé de Caverna: ajuste do Pé de Caverna às Cavernas. Depois de Ajustado e Riscado, utilizei a Serra de Fita para recortar esses Encaixes de Topo.
ajuste para marcação e recorte

detalhe da execução do ajuste no Pé de Caverna

Espelho do Cockpit: montagem da Estrutura do Espelho do Cockpit, que faz a divisória entre o interno do Camarote de Popa e o Cockpit.
montagem da estrutura do espelho do cockpit

estrutura do cockpit (espelho)

encaixes executados e ajustes finais para colagem

Encaixe da Sobrequilha sobre o Pé de Caverna: a Sobrequilha é uma peça laminada diretamente no Picadeiro. Ela será construída depois que todas as Seções estiverem posicionadas e travadas sobre o Picadeiro. 

É uma peça muito reforçada com 6 tábuas de 15 mm de espessura... e ao final dessa construção a Sobrequilha terá o comprimento do Veleiro de Proa a Popa (como uma coluna vertebral) com 500 mm de largura por 90 mm de espessura... e deverá pesar cerca de 300 kg.
execução do encaixe da Sobrequilha (serra circular)

ajuste com formão

encaixes prontos e ajustados às Cavernas

Ajustando o Cockpit no Esquadro: montagem da Estrutura que terá encaixes de sobrepor, que foi bem ajustada com Esquadro para garantir os 90 graus.
ajuste no esquadro (90 graus)

ajuste no esquadro (90 graus)

encaixes e esquadro prontos para colagem

Colagem das Peças da Estrutura da Seção
colagem do Pé de Caverna às Cavernas

colagem da estrutura do espelho do Cockpit

colagem da Lateral da Cabine aos Vaus

Detalhe das Escoas: as Escoas são ripas que reforçam a Estrutura do Casco, elas são posicionadas na intersecção das Laterais da Cabine e os Vaus do Convés... e seguem também na Estrutura do Cockpit.
encaixe para as Escoas

detalhe do modelo (escoa) no encaixe

detalhe do modelo (escoa) no encaixe

Estrutura da Seção (montada e colada)
estrutura montada e colada

estrutura montada e colada

Moldes das Anteparas
preparo do molde da antepara do espelho do cockpit

preparo do molde da antepara do pé de caverna

molde da antepara do espelho do cockpit

posicionamento do molde para execução da peça
com serra circular (linhas retas) e serra tico-tico (curvas)

Ajuste e Colagem das Anteparas
  • #392 Antepara Espelho do Cockpit
  • #393 complemento Antepara do Espelho BB
  • #394 complemento Antepara do Espelho BE
  • #395 Antepara Pé de Caverna
antepara com encaixes dos reforços

detalhe da estrutura que precisa
do complemento da antepara

Primeira Demão de Resina Epóxi Impregnante
1a.demão na face à Ré

1a.demão na face à Ré na Antepara do Espelho do Cockpit

1a.demão na face à Ré na Antepara do Pé de Caverna

Segunda Demão de Resina Epóxi Impregnante
2a.demão na face à Vante

2a.demão na face à Vante

Estocagem sobre o Picadeiro: já estão estocadas 18 Seções... faltam as 4 últimas Seções para serem montadas e 2 Anteparas de Apoio, tão logo elas fiquem prontas faremos um encontro de amigos que querem fazer história comigo na construção do Veleiro Gabí... será o dia de colocarmos todas as Seções em pé no Picadeiro.
Seções estocadas no Estaleiro sobre o Picadeiro

... satisfação de ter chegado até aqui!

Seções estocadas... 

Visitas que me ajudaram durante a execução da Seção 8.5 (18a. Seção): 
  • Fábio, muito obrigado pelo árduo trabalho nas várias demãos de lixas nas peças da Estrutura das Seções 9.0, 9.5, 10.0 e 10.5... as últimas 4 Seções do Veleiro Gabí. Sua ajuda foi muito oportuna e nunca esquecerei dessas horas de trabalho... só de pensar que essas peças estão todas lixadas apenas aguardando a montagem dessas últimas Seções parece que tudo irá mais rápido. Valeu!!!
muitas horas de lixas, lixas e mais lixas

valeu Fábio, meu amigo!

  • Catani, amigo que conheci há tão pouco tempo e que parece ter caminhado comigo há muito tempo. Tem sido um apoio nos dias mais difícieis e com cuidado tem lido cada um dos posts, conhecendo a história de [re]construção da minha vida e construção do Veleiro Gabí. Obrigado pela ajuda durante a 1a.demão de Resina Epóxi nesta Seção. Valeu!!!
Catani marcando presença na construção do Veleiro Gabí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

olá, bom saber que você também segue pelo caminho...