domingo, 31 de dezembro de 2017

Seção 8.0 - Construindo o Cockpit

Cockpit - últimas Seções!

Último dia de 2017... saio na direção da Oficina e me deparo com belas flores ainda com as gotas da chuva fina e leve que caiu durante a madrugada.

São Dátulas... flores que vieram pra nossa vida na noite do dia 13/08/1992, quando a Analice e Ruben Ciola nos visitaram no hospital algumas horas depois que a Gabriela tinha chegado na nossa família. Foi nossa primeira visita.

Essa flor foi plantada e replantada várias vezes por onde vivemos desde então... e está na porta da varanda da nossa cozinha em Jundiaí desde o Natal de 2000 quando nos mudamos pra cá com as crianças ainda pequenas.

Muitas lembranças boas... é uma mistura de sentimentos e emoções, tanta Graça que nos sustenta e nos faz caminhar passo-a-passo de volta pra Casa do Pai.


hoje o perfume no vazio que tem nome...

O Cockpit é formado por 6 Seções: 

  • 8.0, 8.5, 9.0, 9.5, 10.0 e 10.5.

Reta final antes de posicionar cada uma das Seções sobre o Picadeiro. Este projeto tem 22 Seções além de 2 Anteparas provisórias de MDF para laminação do Casco.

Nem todos os detalhes que estão no desenho desta Seção devem ser integrados à Seção (plano), pois estão posicionados em outros planos. 

Tive dúvidas e consultei a Yatch Design que rapidamente as esclareceu: "as anteparas da Poltrona e da Caixa do Motor não devem ser integradas à Seção".


desenho da Seção 8.0 (17a.),
não integrar anteparas da Poltrona e da Caixa do Motor
Após retirar as peças do Estoque, todas foram lixadas com lixas #80 e #120, recortadas e ajustadas para Montagem com Massa de Colagem.


preparado para longas horas de lixa, lixa e mais lixa

lixando as laterais da cabine que foram corrigidas

Fazendo os Encaixes
Gosto dos encaixes apesar de serem trabalhosos, várias conferências e pequenos ajustes até ficarem "quase perfeitos".


encaixe da mediana (modelo) no vau da plataforma do cockpit

executando encaixe no vau do convés na serra circular

detalhe do encaixe na lateral do cockpit

detalhe do encaixe para a intersecção
entre lateral do cockpit e vau da plataforma

Colagem da Estrutura
Massa de Colagem MC 3000: chegaram novas embalagens. Preparo com balança, uma parte do componente B e duas partes do componente A.


massa de colagem MC 3000

colagem da mão francesa à caverna e ao vau do convés

detalhe da colagem da lateral do cockpit ao vau do convés

detalhe da colagem com sargentos bengalas

colagem do pé de caverna às cavernas

detalhe da colagem do pé de caverna às cavernas
com ajuda de vários sargentos
Lixamento após Colagem
Depois de todas as peças coladas e a Estrutura da Seção montada, segue-se mais algumas lixadas para retirada do excesso de Massa de Colagem.


peças da estrutura coladas e lixadas
excesso da massa de colagem retirados
Ajuste dos Encaixes das Escoas
Cada Seção tem sua história e não seria diferente desta vez... me esqueci de fazer os Encaixes para as Escoas nos Vaus do Convés e Laterais do Cockpit antes da colagem da Estrutura.

Isso é ruim, pois dá muito mais trabalho preparar esses Encaixes depois que as peças estão coladas... mas vamos seguindo nessa construção e algumas vezes "sofrendo" mais do que se precisava.

Ainda bem que há máquinas que nos ajudam muito nessas operações... e a Multicortadeira é uma dessas ferramentas que são excelentes para cortes difíceis.

Esses cortes são complexos e difíceis de serem executados considerando que a Estrutura é uma peça muito grande e ainda frágil. Serra Tico-Tico também seria uma opção... mas com a Multicortadeira é mais fácil.


traçado do encaixe das escoas no lado BB
vau do convés e lateral do cockpit já estão colados

traçado do encaixe das escoas no lado BE
vau do convés e lateral do cockpit já estão colados

trabalhando com a multicortadeira
 e sua lâmina de mergulho

trabalhando com a multicortadeira
 e sua lâmina de mergulho

detalhe do corte em várias posições

modelos das 4 ripas para as escoas
bem encaixadinhas!

detalhe do encaixe das escoas

Fabricação das Anteparas com Moldes
Nesta seção serão apenas 2 Anteparas... 

E para aproveitar recortes de Compensado Naval de 10mm fiz 2 pequenos complementos para a Antepara do Pé de Caverna e outros 2 complementos para a Antepara do Banheiro.

Moldes feitos em papel de embrulho, recortes na Serra de Fita.


  • #386 Antepara do Armário do Banheiro
  • #387 adicional 1 da Antepara do Armário
  • #388 adicional 2 da Antepara do Armário
  • #389 Antepara do Pé de Caverna
  • #390 complemento BB da Antepara do Pé
  • #391 complemento BE da Antepara do Pé



moldes das anteparas

aproveitando retalhos de compensado naval de 10mm

antepara do armário do banheiro

antepara do pé de caverna
que precisa de 2 pequenos complementos

Ajustes das Anteparas para Colagem
Ajustei cada uma das Anteparas com seus respectivos pequenos complementos tanto na Antepara do Pé da Caverna como na Antepara do Armário do Banheiro.

Levantei a Estrutura para facilitar o posicionamento sobre as Anteparas com Massa de Colagem e utilizei a demarcação da área a ser colada com fita crepe.


antepara posicionada, estrutura levantada

antepara do armário posicionada
fita crepe para delimitar a massa de colagem

antepara do armário posicionada
fita crepe para delimitar a massa de colagem

colagem da antepara à estrutura
sargentos bengalas trabalhando na fixação

Demão de Resina Epóxi Impregnante à Vante
Preparo de uma parte do componente B e três partes do componente A. 

Balança de boa precisão (essa já é a terceira balança nesses últimos 4 anos), pois estamos falando de algumas gramas. Neste caso, fiz uma mistura com 15 gramas do componente B e 45 gramas do componente A.

Lixamento das imperfeições da colagem entre as peças da Estrutura, acabamento com a Tupia e duas demãos de Resina Epóxi Impreganante.


luvas, componentes de epóxi e balança


estrutura lixada, acabada e pronta para aplicação da epóxi

1a.demão de epóxi impregnante

detalhe do acabamento com epóxi

2a.demão de epóxi impregnante

detalhe do acabamento com resina epóxi

Virada da Seção
As seções do Cockpit são menores e mais leves... essa eu onsegui virá-la sozinho. Mais 2 demãos de Resina Epóxi Impregnante na face à Ré e esta Seção estará pronta para ser transportada para o Estaleiro.


virada da Seção, face Vante pronta
Acabamento com Tupia
Nesta Seção fiz o acabamento com Tupia na Antepara que estava colada no Pé de Caverna e ficou muito bom.


antepara com acabamento da tupia

detalhes do acabamento com tupia

detalhe do acabamento da tupia

detalhe do acabamento com tupia
Demão de Resina Epóxi Impregnante à Ré
Primeira demão de Resina aplicada...


1a.demão de resina epóxi impregnante

detalhe de resina aplicada
2a.demão aplicada

Mais uma Seção pronta.

Amanhã já será 2018... até aqui foram 4 anos de trabalho, ainda falta muito... mas olhando pra trás também observo que já realizei muito trabalho.

E é assim que o Veleiro Gabí vai se transformando ano após ano... até ser um Veleiro e sair pelo mundo afora.








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