sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Roda de Proa
... uma peça artesanal

Retrato da minha Alma...

A construção da Roda de Proa foi especial e marcou de forma definitiva a minha Alma.

Ao longo da construção da Sobrequilha ao longo de quase 3 meses muitos pensamentos, ideias e imagens navegaram em minha mente e produziram muitas emoções no meu coração e na minha alma.

Era necessário construir a Roda de Proa, peça artesanal, bastante complexa, com muitos ângulos e planos diferentes que precisariam encaixar-se perfeitamente às Trincanizes, à Sobrequilha e posteriormente aos Strips durante o fechamento do Casco.

Era mesmo uma Peça Angular... 

As lembranças da minha infância apaixonada pelas aventuras nos livros de estórias e nas histórias dos grandes aventureiros vinham e passeavam enquanto minhas energias eram revigoradas para as próximas etapas da construção do Veleiro.

Bingo!!!

Veio a ideia que faltava e que completava, que fazia sentido e que ficaria marcada por décadas... mesmo depois que eu já não estivesse mais navegando por estas bandas do lado de cá.

Sim, seria isso: um Memorial à Gabi - A Gabí no Gabí, que seguiria pelos Mares, navegaria e levaria para sempre a lembrança daquela que me fez pai pela primeira vez.

Mãos à obra... construir as imagens que me vinham à mente num trabalho artesanal que selaria para sempre a Proa do Gabí à estrutura do Casco. 

No ano passado eu construí um protótipo da Roda de Proa para aprender as geometrias espaciais dessa peça, vi que errei em vários pontos e que o processo precisaria ser melhorado para obter melhores resultados.

Separada as pranchas, comecei a trabalhar nessas "day by day, stone by stone... or step by step" lembrando a canção de Francisco de Assis reconstruindo a Igreja ora destruída... e eu seguia reconstruindo a minha vida com a presença e ajuda infindável, paciente e misericordiosa do Eterno.

"The Little Church"

If you want your dream to be
Take your time, go slowly

Do few things but do them well
Heartfelt work grows purely

If you want to live life free
Take your time, go slowly

Do few things but do them well
Heartfelt work grows purely

Day by day, stone by stone
Build your secret slowly

Day by day, you'll grow too
You'll know heaven's glory




Preparo dos Encaixes nas Trincanizes: ainda com o protótipo da Roda de Proa comecei a pensar nos encaixes que seriam necessários para integrar essa peça às Trincanizes. 

Alinhamento, pranchas a serem trabalhadas, desenhos no espaço, nos pensamentos e acreditando que no dia seguinte seria mais fácil...


ajuste e alinhamento com o protótipo da roda de proa

ajuste e alinhamento com o protótipo da roda de proa

alinhamento

ajuste e alinhamento

nivelamento das trincanizes

Recortes e mais recortes nos Encaixes: trabalhando nos vários ângulos dos recortes nas trincanizes. Testes, gabaritos, apoios, lixa... lixa... e mais lixa.

Aos poucos as pranchas iam se encaixando cada vez mais facilmente... e eu visualizando o resultado final muito antes dele se tornar uma realidade.


alinhamento das trincanizes

encaixes nas trincanizes

detalhe dos encaixes nas trincanizes

gabaritos para os ajustes

ajustes finais

encaixes finalizados para receber as pranchas
da Roda de Proa

Preparo das Pranchas: separei 4 pranchas de 40 mm nas medidas necessárias (me lembro que errei nessas medidas em ângulo na construção do protótipo).

Nem me lembro mais quantas vezes posicionei, ajustei e posicionei novamente cada uma dessas prancas sobre as trincanizes e apoiadas na Seção 0.0.


prancha na bancada e preparo do encaixe (macho)

ajustando encaixes

primeira prancha com encaixes ajustados

detalhe da prancha nas trincanizes

Pranchas posicionadas: ufa! até que um dia, que já era noite... as pranchas com as pontas trabalhadas se encaixaram corretamente nos encaixes trabalhados e ajustados das Trincanizes.


quatro pranchas ajsutadas e encaixadas

detalhe dos encaixes das pranchas

detalhe dos encaixes


Pranchas traçadas e início do Desbaste: inicio do desbaste para construir os ângulos laterais da Roda de Proa... muitos traçados, medidas, idas e vindas nos processos de fabricação na minha mente, nos meus rabiscos... tudo para garantir que os erros do protótipo seriam evitados e a peça sairia como o projeto especificava.

Na primeira fase, fiz um desbaste grosso com plaina elétrica e lixadeira de cinta com as pranchas montadas na estrutura... ainda não estava seguro que as angulações sairiam perfeitas e alinhadas à estrutura.

Na segunda fase, levei cada uma das prancas para a bancada e fiz os recortes principais (desbaste dos ângulos) com uma serra circular e fui ajustando uma prancha à outra e ambas à estrutura.

Foram centenas de vezes que as pranchas foram montadas na estrutura do Gabí e depois foram para a bancada para ajustes, lixamento... 


início do desbaste nas pranchas

traçados e mais traçados

traçados finais

Memoriais e memórias (42 anos): não me esqueci do dia 20/01/1977... há exatos 42 anos atrás me empoderei e convidei a Débora para fazer parte da minha para sempre (boas lembranças do Acampamento de Jovens em Panorama). 


memória dos tempos de sonhos

a memória no memorial... forever!!!

Alinhamento da Roda de Proa: as peças da Roda de Proa estavam ficando bem ajustadas umas às outras e à estrutura do Gabí, hora de alinhar corretamente antes da Colagem e fechamento dessa estrutura.


alinhamento das pranchas à sobrequilha

alinhando com laser

alinhamento final

Peças prontas: que satisfação!


4 pranchas prontas, ajustadas... falta colar

Colagem Bi-partida: colei as pranchas duas-a-duas, ainda faltava a terceira etapa dessa construção... uma surpresa para toda a família, a concretização de um memorial que não ficaria estático, mas um memorial itinerante, que velejaria para sempre pelos Mares deste mundo.


colagem duas-a-duas

colagem duas-a-duas

pranchas bi-partidas posicionadas

Agora... seguir para a terceira fase: preparar a cavidade, a urna e os desenhos da Gabí e nos reunirmos para a cerimônia e eregirmos juntos o Memorial a Gabí no Gabí.

Saudades!!!
Saudades de você, filhota amada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

olá, bom saber que você também segue pelo caminho...