sábado, 9 de março de 2019

A Gabí no Gabí
... um memorial pelo Caminho


Desde o início da Construção deste Veleiro, provavelmente hoje foi um Marco... um dos mais importantes na minha história de sonhador, de construtor, de sobrevivente, de alguém disposto a seguir adiante no Caminho de volta pra Casa do Eterno.

Hoje foi a celebração do Memorial A Gabí no Gabí...


A Gabí no Gabí

Há uns 3 meses atrás enquanto trabalhava nas Trincanizes e estudava como iria construir a Roda de Proa (fiz até um protótipo) me veio a ideia de construir um Memorial que pudesse seguir adiante enquanto sigo na construção desse Veleiro, depois quando ele for pro Mar e também depois que já não estivermos mais por aqui.

Então a ideia da Gabí no Gabí foi criando forma... é isso: vou colocar as Cinzas da Gabí encrustradas na Roda de Proa do Gabí.

Meus textos da Proa Vazia sempre vinham à minha memória, passeavam pelo meu coração e minha alma. 

É fato,

  • ela não está mais fisicamente entre nós, mas hoje ela vive nos nossos corações
  • ao navegar no Gabí sempre verei essa Proa Vazia, mas me lembrarei de todas as vezes em que ela esteve ali
  • e um Memorial é pra isso mesmo... pra eu me lembrar sempre que ela estará presente nas minhas memórias, no meu Coração, na minha Alma e suas Cinzas estarão encrustradas na Proa desse Veleiro

Foram muitas horas trabalhando, sonhando, refletindo... tantas vezes em absoluto silêncio, outras vezes rabiscando algumas ideias... mas sempre na certeza da Presença do Eterno, que não vem e vai, mas permanece.

Tantas vezes fico imaginando a Gabí em sua morada eterna... outras vezes a sinto tão perto de mim, chego a sentir seu abraço, quase ouço a sua voz e vejo o seu sorriso. 

Que alento saber que a Vida é Eterna... e que minha esperança será encontra-la novamente.

Aos poucos fui construindo a Roda de Proa, entalhei com a Tupia uma cavidade para acomodar a pequena Urna onde depositaria as Cinzas da Gabí... 

construindo a roda de proa (prancha com encaixes)

construindo a roda de proa (prancha com encaixes)

testando os encaixes da roda de proa nas trincanizes

detalhe na construção da roda de proa

detalhe na construção da roda de proa
detalhe dos encaixes nas trincanizes

detalhe dos encaixes nas trincanizes

detalhe dos encaixes nas trincanizes

detalhe da construção da roda de proa com 4 pranchas

4 pranchas para montar a roda de proa
detalhe do dispositivo para tupiar a cavidade

trabalhando com a tupia no gabarito

detalhe da cavidade na roda de proa
local para armazenar a urna com as cinzas da Gabí
urna com tampa construída de cedro rosa

detalhe do encaixe da tampa

urna para acolher as cinzas da Gabí

detalhe da proa após a cerimônia

detalhe da proa após a cerimônia


Revivi os desenhos que ela deixou desenhados na parede do seu quarto e decidi reproduzi-los pirografados em uma das pranchas da Roda de Proa, que ficarão selados para sempre.

pirografando detalhes do Gabí

pirografando detalhes do Gabí

pirografando detalhes do Gabí
a borboleta e a urna com as cinzas do Gabí

reprodução de desenhos da Gabí no Gabí

reprodução de desenhos da Gabí no Gabí
... talvez o mais enigmático de todos

a certeza no meio de tantas incertezas

Foram incríveis essas semanas terapêuticas onde deixei que o Eterno tocasse minha Alma, deixei que minhas memórias se tornassem vivenciáveis novamente, deixei que nossos olhares se cruzassem novamente... me lembrando de tantas vezes que vivenciamos isso e especialmente no último olhar que eu não imaginava ser o último por estas bandas do rio.

Na pequena Urna... uma das descrições que brotaram do fundo da minha Alma... ao Eterno!

detalhe da urna com as cinzas da Gabí


... sim, ao Eterno!

Nada faz sentido se eu deixar a esperança de encontra-los novamente desvanecer-se. Sim, nada faz sentido.

Desde que a Morte se fez presente dentro de mim, arrancando parte de mim "como o avesso de um parto" os versos do Sábio registrados no livro de Eclesiastes ganharam um sabor diferente e percebi que eles me acompanharão até o final da minha jornada.

Alguns desses textos (anotei alguns deles a seguir extraídos de A Mensagem, versão de Eugene Peterson) são impressionantes e revelam a minha insignificância diante daquele que É. 

Não posso meditar nesses textos sem perambular pelos corredores da minha Alma que também carrega o Vazio, onde nada faz sentido!

Vazio, tudo é um grande vazio! Nada vale a pena! Nada faz sentido!

O vento sopra para o sul e depois para o norte. Gira e dá muitas voltas sopra aqui e acolá - e vai seguindo o mesmo rumo. Todos os rios vão para o vasto oceano, mas o oceano nunca transborda. Os rios correm para o mar e logo depois voltam a fazer o mesmo percurso.
O que foi será novamente, o que foi acontecerá de novo. Não há nada de novo neste mundo.
Pensei bem no que Deus nos deixou: é só trabalho pesado e inútil! Sei que Deus pos tudo no seu devido lugar e no tempo certo, mas nos deixou na escuridão, e a verdade é que não sabemos bem o que Deus quer, nem agora, nem no futuro. Assim, descobri que o melhor é ir tocando a vida, divertir-se e aproveitar o máximo. Em resumo: comer e beber do bom e do melhor e tirar o que puder do próprio trabalho. Esse é o presente de Deus.
Quanto mais palavras forem ditas, mais vazio haverá. E quem sabe o que é o melhor para nós, nesta vida vazia que vivemos e que passa como neblina? E quem pode nos contar o próximo capítulo da vida - depois da morte?
O dia bom é um convite para comemoração; o dia ruim é um chamado para reflexão. Os dois tem de Deus o seu lugar devido para que saibamos que nada está garantido.
Cedo ou tarde a má sorte atinge a todos.
É isso. No devido tempo Deus deixará às claras tudo o que fazemos e fará o julgamento. E Ele conhece até mesmo as nossas intenções mais secretas, sejam elas boas ou más.

Numa cerimônia com a família nosso querido Carlos Bregantin nos abençoou com uma preciosa reflexão da história dos ossos de José que foram carregados durante a peregrinação da sua família até a terra prometida... uma Memorial que caminhou com eles!



nosso amigo Brega trazendo uma mensagem à família

um pouco sobre esse Memorial


ausência em nossos corações

selando a urna da Gabí no Gabí

detalhe da urna do Gabí com massa de colagem

massa de colagem na 3a. e 4a. prancha da roda de proa


selando para sempre...
Memorial A Gabí no Gabí

E assim será o Memorial A Gabí no Gabí, por onde formos com o Gabí levaremos conosco a Gabí... 

Um Memorial para:

  • nos lembrar sempre das experiências que vivemos com a Gabí pelo Caminho
  • nos lembrar sempre da nossa insignificância diante do Eterno que É
  • nos lembrar sempre que estamos caminhando e velejando de volta para a Casa do Pai.
Filha amada, até nos vermos, nos abraçarmos e vivermos para sempre na Casa do Pai!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

olá, bom saber que você também segue pelo caminho...