sábado, 18 de maio de 2019

Sobrequilha
... 6 camadas de 15 mm x 500 mm


Sobrequilha: É uma peça semelhante à quilha assentada sobre as cavernas. Colocada em cima da quilha em todo o seu comprimento, servindo como reforço da estrutura do navio. A sobrequilha prolonga-se de proa a popa, por sobre as hastilhas e concorre com a quilha para resistir aos esforços longitudinais e além disso tem por finalidade manter as cavernas em sua posição. (Arte Naval p. 09, 174 4-4 e 248 6-7).

Quilha e Sobrequilha são termos utilizados para a mesma peça. Também já vi em alguns lugares sendo denominada de Falsa-Quilha. Enfim, é uma peça estrutural que conecta todas as Seções de Popa a Proa.

Foram quase 100 ripas para construir essa peça e muitas horas de trabalho, muito esforço e em condições nada agradáveis para trabalhar. Foram semanas de trabalho, quase 3 meses. Incrível como foi estressante... mas, com persistência e curtindo cada ripa colada e com a estrutura ganhando robustez e rigidez fui seguindo nesse trabalho.

Preparo das Ripas (à medida que precisava delas): 


  • nas camadas ímpares: 5 ripas de 100 x 15 mm e no comprimento das pranchas
  • nas camadas pares: 2 ripas de 50 x 15 mm nas extremidades e 4 ripas de 100 x 15 mm, todas no comprimento das pranchas
  • nas pontas das ripas: fiz chanfros de 280 mm para garantir uma boa colagem


1a. Camada: fiz as emendas das 5 Ripas de 13 metros no chão antes de fixá-las na base dos Pés de Caverna de cada uma das Seções. 

Cada Ripa era composta de outras 4 Ripas que variavam de tamanho... e sempre atento para que as emendas não ficassem na mesma posição transversal pra evitar acúmulo de tensão quando as 5 Ripas estivessem lado-a-lado.

Preparando os chanfros e colagem das Ripas para a composição da Ripa de 13 metros. Foram 20 Ripas de 100 mm de largura por 15 mm de espessura, de vários comprimentos.


detalhe do dispositivo para os chanfros

detalhe do dispositivo para os chanfros
colagem das ripas

detalhe da fixação para colagem

detalhe do chanfro e massa de colagem

detalhe da fixação das ripas nos chanfros

Posicionei as 5 Ripas sobre as Seções... e depois de identificar as falhas que precisavam de ajustes, suspendi essas Ripas com cabos fixados no teto do Galpão. Trabalho tinhoso demais...


poisicionando as ripas e os ajustes

riap central posicionada

detalhe com os ajustes nos pés de caverna

detalhe com os ajustes nos pés de caverna
  • precisei ajustar (afagar): a superfície da base dos Pés de Caverna para que as ripas tivessem a maior área de contato possível
  • precisei ajustar (enxertar): com ripas de 500 mm com espessuras entre 3 a 15 mm em 9 Seções, pois a concordância da 1a.Camada da Sobrequilha sobre os Pés de Caverna de cada uma das Seções não estava perfeita. Aparentavam algumas ondulações
  • muito trabalho com grau elevado de dificuldade, pois essas ripas tinham 13 metros e precisavam ser movimentá-las sobre o casco
  • pra facilitar esses ajustes, elas foram pré-fixadas com parafusos para identificação dessas ondulações, medições e correções

Ah! Vale registrar aqui que essa etapa era totalmente nova para mim. Fui testando as ideias, alterando os processos e fazendo, re-fazendo, fazendo de forma diferente para conseguir o resultado esperado.

Logística para levar as Ripas de 13 metros para cima do Casco... foi uma ginástica e tanto.


ripa de 13 metros nas bancadas

início da suspensão da ripa com cabos

um passo de cada vez
uma puxada no cabo de um lado outra puxada do outro lado

elevação de um lado e do outro

quase lá...

chegando...

5 ripas sendo transportadas

Novos tipos de fixação, novos processos de manuseio de ripas muito longos, muito flexíveis e transportá-las sozinho para cima do casco exigiu uma logística que me deu muito trabalho.

Antes da colagem, teste do posicionamento das 5 Ripas fixadas com parafusos e testando a continuidade da curva da Popa até a Proa.


detalhe das 5 ripas na popa

ripas posicionadas e ajustadas vista para a popa

ripas posicionadas e ajustadas vista para a proa

primeira camada ajustada e pronta para colagem

detalhe das ripas na proa

Para a fixação dos ajustes de altura nos Pés de Caverna, soltei as ripas e as pendurei no teto do Galpão pra ter espaço suficiente para os ajustes e colagem.


ripas presas e suspensas

ripas presas e suspensas

ripas presas e suspensas
detalhe na vista da proa
ripas de ajuste (9 seções precisaram de ajustes)

A fixação dessas Ripas sobre a base dos Pés de Caverna se deu uma-a-uma. Fixei a do centro com Massa de Colagem e parafusos (que foram retirados antes da cura completa) pra garantir uma boa colagem.

Na fixação das próximas Ripas (2a. à 5a. Ripa) da 1a. Camada também se deu uma-a-uma, pois além de aplicar Massa de Colagem na base do Pé de Caverna, também foi necessário aplicar Massa de Colagem em uma das laterais da Ripa para conectá-la à Ripa que já estava fixada.


colagem da 2a.ripa à direita

colagem da 4a.ripa à direita

colagem da 4a.ripa à direita

A solução para garantir uma boa colagem entre as Ripas e os Pés de Caverna foi a utilização de parafusos, pois a fixação com sargentos não foi eficaz. Tomei o cuidado de retirar os parafusos antes da cura total da Massa de Colagem para evitar que esses parafusos ficassem incrustrados na madeira com essa Massa.


1a.camada laminada

1a.camada laminada

sobrequilha tomando forma

2a. Camada: composta de 18 Ripas, 6 Ripas com 50 mm de largura e 12 Ripas com 100 mm de largura, todas com 15 mm de espessura.

Dividi o trabalho em 3 etapas, fixando 6 Ripas sobre a 1a.Camada em cada uma das etapas. 

1as. Ripas da 2a. Camada: ainda sem muita clareza nos processos (construtor de barco de primeira viagem... ) e sofrendo para aplicar a Massa de Colagem na bancada, transportar as Ripas das bancadas para cima no Casco... quase um caos!!! 

Não é nada fácil aprender novos processos na tentativa-e-erro. Faltou pouco pra ser um desastre essa primeira tentativa. Imagine a logística: subindo a escada e equilibrando ripas de mais 4 metros com Massa de Colagem já aplicada.

Depois de perceber que esse não era um processo adequado, melhorei o processo e preparei uma mesa de trabalho sobre o Casco para aplicação da Massa de Colagem. Isso facilitou muito a execução das próximas etapas.


detalhe da mesa de trabalho sobre o casco

detalhe da mesa de trabalho sobre o casco

Melhor estruturado, consegui fazer os registros e anotações necessárias para garantir um processo mais tranquilo, que a cada etapa ficava mais fácil e bem menos tenso... apesar do esforço, consegui organizar minhas emoções para seguir pelas próximas 15 etapas até concluir essa peça.


2a.camada fixada (colagem)
colagem das ripas da 3a.camada

3a.camada fixada (colagem)

detalhe dos sargentos especiais na fixação das ripas
4a.camada fixada (colagem)
5a.camada fixada (colagem)

detalhe dos sargentos especiais na fixação das ripas
colagem da 6a.camada
detalhe dos sargentos especiais

6a.camada fixada (colagem)
detalhe do acabamento superficial da sobrequilha

sobrequilha laminada

Sobrequilha laminada... alguns número depois de 18 semanas de trabalho.
  • 14 Ripas de 50 mm
  • 79 Ripas de 100 mm
  • totalizando 325 metros de Ripas, todas com 15 mm de espessura

  • 15 Kg de Massa de Colagem
  • peso final estimado da Sobrequilha = 250 Kg

Observação: durante essas 18 semanas laminando a Sobrequilha (alguns dias para cada uma das etapas acima), construí também as seguintes peças:
  • 30 Sargentos especiais para a fixação das Camadas da Sobrequilha
  • Encaixes na Proa das Trincanizes
  • Antepara Caixa da Âncora na Seção 0.0
  • Início do Afagamento das Cavernas
  • Roda de Proa
  • Memorial A Gabí no Gabí

Próximas etapas:

... construir 5 Hastilhas, cada uma delas com 12 Ripas de 20 mm de espessura x 70 mm de largura e comprimentos variados (conectadas aos bordos BB e BE do Casco para distribuição do peso da Quilha de 3 toneladas e resistir aos esforços durante a navegação).

... mais algumas semanas para terminar todo o Afagamento das Cavernas e da Sobrequilha.

... paralelamente preparando os Strips (com as fresas côncava e convexa em uma Marcenaria que me alugou hora da sua Tupia de Mesa).

Bora fechar o Casco!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

olá, bom saber que você também segue pelo caminho...