quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Afagamento das Cavernas...
... quase uma série com vários episódios

Ao longo do ano, idas e vindas entre Cavernas...

Não é uma etapa fácil, além de trabalhosa, cansativa por conta da posição (sempre sobre alguma escada), artesã por natureza e com milímetros de sobrematerial com suas inclinações e nuances em cada altura.

Trabalhei em várias alturas, iniciando pelas Trincanizes, que servem sempre como referência de curvatura a ser seguida.

Dividi o perímetro da Caverna em medidas espaçadas em 300 mm... com isso, fui ajustando com uma régua de 13 metros que simula um Strip e buscando encontrar o melhor ponto do afagamento de cada uma das Cavernas, nunca me esquecendo que elas também precisam estar homogeneizadas entre si.

réguas simulando o strip para controle do afagamento

posicionamento a 300 mm da régua a boreste
(vista para a popa)

posicionamento a 300 mm da régua a boreste
(vista para a proa)

anotações dos desbastes e ajustes necessários

réguas posicionadas a 300 mm

As Cavernas próximas à Proa são as mais curtas, depois as próximas à Popa e as mais longas estão próximas à Boca do Veleiro, que é a maior largura transversal do Casco.


cavernas próximas à proa são mais curtas

vista das cavernas a partir da popa para a proa
(no centro as cavernas são maiores)

Fiz isso em quase todos os meses... é um trabalho cansativo e para não trabalhar cansativo e fazer bobagens, cometendo erros banais e que custam muito arrumá-los, fui intercalando essa etapa com outras ao longo do ano (fiz também a Sobrequilha, a Roda de Proa, Impermeabilizei as Trincanizes, os Encaixes nas Trincanizes para suportar a Roda de Proa, Afagamento da Sobrequilha e centenas de metros de Strips).

marcações dos milímetros a serem desbastados

marcações dos milímetros a serem desbastados

Mês passado terminei de afagar as 24 Seções do lado de Boreste, lembrando que a menor tem 1.600 mm e a maior quase 3.500 mm. Trabalhinho duro de terminar... sempre que examino o trabalho feito, parece que há um novo ajustezinho para ser feito.

régua posicionada a 1.800 mm
(é a 6a.etapa do afagamento a boreste)

minha academia, subidas e descidas incontáveis...

posicionamento da régua

revisão dos ajustes a 1.800 mm
(sempre a partir da trincaniz, que é a referência)

Bom saber, que estou quase terminando e não vejo a hora de começar a fixar os Strips... são quase 3.000 metros de comprimento de ripas nas dimensões 35 mm x 22 mm, abauladas com as formas geométricas côncava e convexa para garantir uma boa curvatura do costado.

Assim, ao postar este registro ainda faltam 1 ou 2 semanas de trabalho para fazer os últimos ajustes no afagamento de algumas Cavernas do lado Bombordo.

Tô quase lá... 

mas, o ano acabou!

Um ano 2020 muito bom para todos que acompanham os registros do Veleiro Gabí... 

E, com muita vontade para construir e executar muitas etapas no próximo ano (fechamento com Strips, fibra de vidro, pintura e a grande VIRADA do Casco).


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