Os Strips são ripas utilizadas para a construção do costado, ou seja, do casco propriamente dito.
Depois do Veleiro estruturado com suas Seções e a laminação das Trincanizes, Roda de Proa e Sobrequilha é a vez dos Strips entrarem em cena.
Eles são laminados um a um na Estrutura do Veleiro... fiz alguns cálculos para orçamento e planejamento do volume de Strips necessários e comecei a produção.
Se não errei nas estimativas serão necessários cerca de 2.800 a 3.000 metros de Strips... e o processo para produzí-los envolve várias etapas e são necessárias várias horas em cada uma dessas etapas... mas, fui fabricando aos poucos ao longo dos últimos 3 anos.
Neste ano, fiz cerca de 2/3 do volume total... assim que recebi uma nova carga de madeira (pranchas de 1 polegada em diversas larguras e comprimentos) de 1,8 metros cúbicos de Cedro Rosa.
Além dos Strips do Costado (que serão 95 Strips do lado de Bombordo e a mesma quantidade do lado Boreste), tem uma Ripa (que eu chamei de Strip da Trincaniz) com 96 mm de largura que servirá de apoio para os Strips e será laminada sobre a Trincaniz.
ripas suporte dos strips |
Processo para Produção dos Strips
Abrir as pranchas em ripas: a primeira etapa é na Serra Circular de Bancada. Cada uma das pranchas de 1 polegada de espessura (como são pranchas brutas essa medida variou entre 25 a 31 mm).
carga de cedro rosa chegando |
pranchas de cedro rosa disponíveis para os strips |
abrindo a prancha em strips na serra circular |
abrindo a prancha em strips na serra circular |
produção de strips |
As ripas plainadas na medida final foram amarradas com fitilho, cada comprimento anotado na própria ripa e os pacotes de ripas foram armazenados.
fardos de strips por prancha |
strips armazenados |
strips armazenados aguardando o próximo processo: côncavo e convexo |
Fresamento Cônvaco e Convexo: há 7 anos atrás na visita que fizemos ao João Scuro durante a construção do Veleiro Brasa em São Francisco do Sul, adquiri essas fresas (não tinham sido utilizadas, pois ele optou por construir outro modelo de veleiro com dimensões diferentes para o Strip).
Essa etapa é relativamente rápida, pois apenas um leve fresamento em cada uma das faces do Strip (na medida de 36 mm) são suficientes para esse acabamento.
Mas, a dificuldade: não tenho uma tupia de bancada que aguente esse volume de trabalho e tenha as dimensões necessárias para a utilização dessas fresas.
Depois de algumas pesquisas consegui alugar horas desse equipamento em uma Marcenaria próxima de casa... que facilitou muito o trabalho.
... essa etapa do fresamento da face côncava e da face convexa ficará para 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
olá, bom saber que você também segue pelo caminho...