quarta-feira, 9 de julho de 2014

#17 Caverna BE 4.0...
mais um par de cavernas

A segunda peça sempre sai mais rápido que a primeira, não só pelo fato do gabarito já estar pronto, mas também pela otimização das etapas de trabalho.


peça #17: caverna BE da Seção 4.0
Preparando a mesa para passar a massa de colagem nas ripas e montar o sanduíche. Tenho utilizado uma folha de stretch para não ter problemas com epóxi na mesa de trabalho nem nos sargentos, pois todos são de madeira. Fica um serviço limpo e sem riscos para minha pele e também para a oficina.


ripas escolhidas e limpas para o próximo sanduíche
Na hora da modelagem do sanduíche de ripas no gabarito, tenho utilizado os sargentos "L" para ajustar as ripas paralelamente à mesa de trabalho.


laminação da caverna
Deixar de um dia para o outro no gabarito para garantir uma boa cura da massa de colagem. 


sargentos trabalhando na laminação de uma caverna
Dia de sol, desenformei a caverna e preparei o desengrosso no deck para fazer o acabamento superficial, deixando com 35 mm de espessura.


desengrosso de cavernas no deck da oficina
E, nesta peça cometi um pequeno deslize... faltaram algumas gramas de massa de colagem enter duas ripas. Antes da montagem final desta seção, preciso fazer um pequeno retoque.


falha na colagem (faltou massa na superfície)
Aproveitando que a irmã gêmea ainda não foi para o mezanino (estoque de cavernas e vaus), posso deixa-las lado-a-lado antes e depois do desengrosso.


caverna após laminação ao lado de uma caverna já desengrossada
par de cavernas
par de cavernas antes e depois do desengrosso
E lá se vão mais 2 cavernas para o estoque. Lado a lado, BB e BE... enquanto fico imaginando-as nas posições corretas formando um belo casco.


peça 16: caverna BB da Seção 4.0
peça 17: caverna BE da Seção 4.0



4 comentários:

  1. Oi Arnoldo! Conseguimos ver o Blog agora. Muito legal acompanhar seu trabalho em detalhes. Abraços carinhosos do Euro e da Emília.

    ResponderExcluir
  2. Lindo! Cara, esses textos vão virar livro! Muito bom ler a companhar tudo isso... ;) bjos

    ResponderExcluir

olá, bom saber que você também segue pelo caminho...