Seção 4.5 e quase 40 metros de ripas para construir as 2 cavernas dessa seção, as próximas 4 seções tem as maiores cavernas.
Pelo tamanho das cavernas parece ser necessário muitas horas de trabalho, mas estou bem satisfeito com os resultados, pois tenho gasto cerca de 1,5 hora para preparar o gabarito, 1 hora para laminar uma caverna, 0,5 hora para desmolda-la e 20 minutos para termina-la no desengrosso.
Menos de 5 horas de trabalho e um novo par de cavernas estão seguindo para o estoque.
performando: 5 horas e um par de cavernas pronto |
- Sargento Bengala: nessa mesa de trabalho, os sargentos bengalas são úteis para garantir que as ripas fiquem paralelas à mesa durante a etapa de fixação e laminação
sargentos bengala para ajuste horizontal |
para garantir que as ripas fiquem retas junto à mesa |
- Laminação das Cavernas: hora de fazer um pouco de força e orquestrar a parada com os pelotões de sargentos, primeiro os sargentos bengala e depois os sargentos hand screw
arco e corda... prontos para o embate |
ajuste com cuidado e apoio de sargentos |
quase lá... encostando as ripas no gabarito |
fixação dos sargentos hand screw para laminação da caverna |
- Movimento dos Sargentos: o projeto desse Hand Screw é mesmo bem interessante, pois garante utiliza-los em posição inclinada e mesmo assim proporcionar um excelente aperto paralelo
detalhe da flexibilidade no ajuste desses sargentos |
- Tirando o Stretch: desencapando os sanduíches já laminados e seguir para o desengrosso
stretch cumpriu sua função - limpeza no trabalho |
- Desengrosso: cavernas com ripas de 3200 mm são mais trabalhosas, mas tenho conseguido faze-las sozinho na oficina
caverna no desengrosso |
acabamento da caverna no desengrosso |
- Identificação: uma das etapas que mais me emocionam e dão prazer... Paulo Seiki Matuzaki muito obrigado pelo pirógrafo que me emprestou, gravar cada peça fabricada vai registrando a história desse veleiro
peça #26: caverna BB da Seção 4.5 peça #27: caverna BE da Seção 4.5 |
pirógrafo cedido pelo Paulo... mais milhas acumuladas |
Caracas Arnoldo que maravilha!
ResponderExcluirVi em outras construções o perrengue que o construtor passa para fazer essas cavernas mesmo com ajuda de outros e vc está fazendo sozinho e muito bem feito, parabens. Devo ir a SP esse ano e se tiver um tempinho gostaria de conhecer esse barco.
Abraços,
JD
Obrigado. E, será um prazer recebê-lo pra ver as peças, pois o barco ainda é virtual. Abração.
ExcluirEstá mesmo ficando muito caprichado, parabéns Arnoldo, neste final de semana fiz as da seção 0 e 1 mas ainda não colei, vou ao Rio comprar a resina, aTec Pox fica perto da casa do meu sogro.
ResponderExcluirVamo que Vamo, cada vez que vejo suas publicações fico mais motivado.
Um abraço.
Olá Marcos, sucesso na laminação. À medida que vou caminhando a esperança de ver logo no picadeiro vai aumentando. Se precisar de algo que eu possa ajudar, à disposição. Abraço e boa colagem.
ExcluirArnoldo... Sou apaixonado por veleiros, acompanho construção amadora de veleiros a pelo menos cinco anos... Acompanho e acompanhei diversos Blogs.... mas o seu é sem duvida o melhor de todos que acompanhei... O nivel de detalhamento das atividades, as informações e dicas, sua organização e metodologia, preparo antecipado dos recursos... Enfim ... Vc está de parabéns...
ResponderExcluirOlá Marcelo, obrigado pelos comentários, você talvez nem imagine como são incentivos pra prosseguir. Abraço.
Excluir