sexta-feira, 18 de julho de 2014

#20 e #21 Cavernas da Seção 3.0...
hoje saíram juntas para o estoque

À medida que as filhotas vão nascendo, aumenta a esperança e a certeza de estar no Caminho certo... e, nascerem duas no mesmo dia, foi muito especial.

Me emociono a cada peça que fica pronta, ao identifica-la parte de mim vai se reconstruindo ao longo desse longo Caminho. 

Tem sido muito bom, misturando as alegres e plenas emoções com as tristes e vazias emoções... mistura, que retrata meu caminhar. 

E, aproveito para registrar uma frase do poeta Rubem Alves que explica muito bem o que vivo: "sem as tristezas, as alegrias são vazias, e sem as alegrias, as tristezas são abismos escuros."


gravando a fogo na peça e no coração
Registrando algumas etapas da fabricação dessas 2 cavernas:
  • Traçado da curva da Seção 3.0: escolhida a seção, esticar os 6 A0 com as curvas hidráulicas e copia-la para a mesa de trabalho...

cópia da curva hidráulica na mesa de trabalho
  • Preparando o Gabarito: amo esse visual dos meus sargentos bengala trabalhando me ajudando a posicionar as cantoneiras para a montagem do gabarito... até pirografei um novo gabarito do posicionamento das cantoneiras...

fixação das cantoneiras com gabarito para garantir o espaçamento
montagem do gabarito
detalhe do trabalho com os sargentos bengala
gabarito pronto para laminar o próximo par
  • Laminando a Caverna BB: stretch esticado, ripas escolhidas e limpas, massa de colagem, sanduíche e laminação... logo nasce mais uma caverna...

stretch para não sujar a mesa de trabalho com epóxi
laminação da caverna, sargentos a postos
  • Laminando a Caverna BE: selecionar as ripas, observar a qualidade das mesmas e limpa-las para receberem a Massa de Colagem. Ao lado descansa a irmã gêmea que está 1 dia à frente...

escolha das ripas
laminação da peça gêmea, uma delas repousa ao lado
detalhe do stretch cumprindo sua missão (limpeza)
  • Desengrosso do par de Cavernas: aproveitei o finalzinho do dia para desengrossar e finalizar mais duas cavernas. Vê-las conformadas é uma boa emoção e ganha-se força para seguir em frente...

acabamento um par de cavernas no desengrosso
preparando para um trabalho árduo em solitário
  • Prontas e registradas: esse é um momento maravilhoso ao gravar GABI e também os números das peças que ficam prontas... ainda chego lá! Nascem mais 2 cavernas... e, vamos preparar novo traçado, novo gabarito e para gerar mais duas cavernas...

peça #20: caverna BB da Seção 3.0
peça #21: caverna BE da Seção 3.0
  • Prontas para serem armazenadas: ainda bem que o mezanino da oficina tem bastante espaço para armazenar as peças que ficam prontas...

prontas para serem armazenadas



6 comentários:

  1. Olá Arnoldo,
    Obrigado por sua visita ao blog do Bepaluhê.
    Acabo de conhecer o sonho e o novo projeto do Veleiro Gabi e fiquei feliz em ver a qualidade e determinação que você está colocando no projeto.
    Estarei sempre por aqui acompanhando vcs e seu eu, de alguma maneira apesar de não ser um hábil marceneiro, puder te ajudar não deixe de me escrever. Estou 100% a disposição .

    Sucesso!
    E Bons Ventos.

    Paulo Ribeiro
    Veleiro Bepaluhê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, obrigado pela força. Às vezes parece sem fim... mas, estou firme seguindo passo-a-passo. E, precisando, aviso. Obrigado. Abraço.

      Excluir
  2. Como sempre, um excelente trabalho.. puramente artesanal feito com o coração!!
    Parabens!

    ResponderExcluir
  3. Ola Arnoldo

    O Cabo Horn 40 é minha paixão e desejo, um projeto espetacular co Cabinho. Agora, vendo seu capricho e dedicação nestas etapas inicias já dá pra ter uma ideia de como vai ficar essa maravilha.

    Estou ansioso esperando as novas etapas. Do lado de cá é fácil esperar. Desculpe.

    Bos ventos e bom trabalho.

    Saulo Caridade

    ResponderExcluir

olá, bom saber que você também segue pelo caminho...