Resumo das etapas de fabricação:
- Traçado da linha hidráulica: cópia do original com carbono na mesa de trabalho, seguindo com fixação da régua de modelagem do traçado para fixação das cantoneiras do gabarito
| ajustando a régua mdf à linha hidráulica |
- Montagem do Gabarito: 60 cantoneiras ajustadas à linha da régua de modelagem fixadas com 120 parafusos 4x20 mm
| gabarito pronto para laminação de mais duas cavernas |
- Stops (strips) para folga da linha: esses stops garantem a folga entre a linha hidráulica e as cavernas, um para cada cantoneira (apenas encostados) e apenas os stops das pontas do gabarito são fixados com fita crepe
| gabarito com stops simulando o espaçamento do casco |
- Comprimento da ripa: para facilitar o transporte do tamanho necessário para cada ripa fiz uma régua com 2 mm (resto de alguma ripa) para isso
| comprimento das ripas para essa caverna |
- Escolha das ripas: sempre há alguma imperfeição nas madeiras, escolher as melhores e montar os jogos antes de fazer os sanduíches com epóxi
| ripas escolhidas e limpas para laminação |
- Fixação vertical: à medida que fui laminando as cavernas observei que gastar alguns minutos para ajustar todas as ripas verticalmente traz um excelente resultado no final
| ajustando as ripas ao gabarito com ajuda de sargentos alemães |
| ripas ajustadas ao gabarito e horizontalmente à mesa |
- Laminação: o pot-life da massa de colagem é de apenas 20 min, isso significa que o tempo para o preparo do sanduíche de ripas, a moldagem no gabarito precisa ser bem rápida... e, depois disso faço a fixação final com todos os sargentos hand screw
| detalhe da fixação dos sargentos |
| detalhe dos sargentos no trabalho pesado |
| sargentos a postos por mais de 12 horas |
| turno começando... até logo mais |
- Desmoldagem: depois de laminadas, em apenas 6 minutos retiro todos os sargentos e observo que a caverna sempre movimenta uns 10 a 15 mm no ponto mais côncavo da curva
| retirada dos sargentos e mais uma caverna laminada |
- Acabamento final (desengrosso): as peças laminadas ficam entre 41 a 43 mm de espessura e rapidamente são desengrossadas ficando com 35 mm de espessura final conforme definido em projeto
| par de cavernas laminados e acabados no desengrosso |
- Identificação: ligar o pirógrafo e lentamente ir gravando a história desse veleiro, momento de lembrar que "a dor agora faz parte da felicidade, esse é o acordo", nas palavras de C.S.Lewis
| peça #28: caverna BB da Seção 5.0 peça #29: caverna BE da Seção 5.0 |
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